Thursday, June 16, 2016

Série Igreja (3): O Reino e a Igreja

O REINO E A IGREJA
JSalum & Paul Taylor


Não fique preso à ideia de onde você precisa se reunir com as pessoas (em um edifício ou qualquer outro lugar) paracompartilhar a Palavra de Deus, encorajando-nosmutuamente na fé. Isso não é importante.O que é realmente importa é que você precisa de comunhão! Eu vou seguidamente aos prédios onde as "igrejas" se reúnem. Posso pregar ali ou simplesmente fazer parte daquela reunião do corpo de Cristo. Mas também sei que se eu não for à "igreja", está tudo bem. Deus não vai me punir se eu decidir ter comunhão de diferentes maneiras com outros crentes, em muitos lugares distintos.

Posso dizer, por experiência própria, que se o prédio da igreja for destruído por alguma razão, a maioria dos membros não saberia o que fazer! Se algo aconteceu com o “pastor”, eles não saberiam o que fazer! Este é um problema real. Por quê? Porque essas pessoas não entendem o que estamos ensinando. Estão presas às tradições do homem e não sabem como ouvir a Deus sem intermediários.


É interessante o que o profeta Amós falou sobre essa questão:
“Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR” (Amós 8:11)

A Igreja é dinâmica. Só há igreja de fato se estamos reunidos. Ou melhor, o Corpo de Cristo só se manifestará se estivermos juntos.

O Reino se manifesta. Trata-se do reino eterno que se manifesta no tempo e no espaço. Antes que houvesse tempo e tudo que existe fosse criado, incluindo o homem, já havia a Reino.

João Batista começou a pregar dizendo: “Arrependei-vos”!

Você nunca poderá entender as coisas de Deus se não mudar a sua maneira de pensar. É isso  quearrependimento realmente significa.

Você pode ser um "cristão" mesmo nunca tendo mudado seu modo de pensar -que deveria seguir os pensamentos de Deus.

Na verdade, quando nos tornamos cristãos, o que não significa ter si tornando necessariamente um discípulo de Jesus nem ter nascido de novo, a maioria de nós (se não todos) adquiriu uma forma de pensar que acaba sendo apenas religiosa e que contradiz o Reino de Deus.

A Igreja de Deus é baseada na expressão "uns aos outros": amai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, suportai-vos uns outros, confortai-vos uns aos outros, etc. Para sermos sinceros isto não é possível que aconteça com eficiência através do "culto", por que o culto é apenas um programa, uma liturgia, de pouquíssimas pessoas à frente no púlpito, enquanto as pessoas olham nas nucas dos outros a sua frente e não podem exercer o que deveriam "uns com os outros" ou "uns aos outros!"

O Reino de Deus é uma comunidade. Não há Reino se houver apenas um governante, apenas um rei.


Somos todos um, mas somente se estivermos unidos nEle, em Jesus.

Temos que derrubar as fortalezas do egoísmo, da independência e da solidão das pessoas.

Na Igreja e no Reino de Deus não existem coisas como eu, meu, você, seu/sua, ele/ela. Não há lugar para egoísmo!

Jesus disse: se alguém quiser me seguir, precisa renunciar, negar a si mesmo. Sabe por quê? Porque você não será o único a segui-lo. Haverá outros e não há como você segui-lo sozinho. Por isto precisa sempre estar em IGREJA, uns com os outros, e assim não necessariamente em alguns horários pre-determinados e especialmente nos domingos!

Dizer “o Reino de Deus chegou” significa que o Rei está aqui. Jesus nasceu! O Reino estava entre eles por que Jesus estava presente ali.

O Reino está em seu país, porque os reis do Rei estão ali, somos todos nós. 

Como embaixadores de Deus não somos apenas representantes de Deus! Cada um de nós é o Reino.

É por isso que Jesus disse: se vos recebem, a mim me recebem. Sendo assim, aqueles que receberam Jesus, receberam aquele que O enviou.

Deus quer ter um relacionamento comigo, mas uma relação que se reflita no meu relacionamento com os outros.

Igreja, eu insisto, significa conjunto, uma reunião, mas não necessariamente no formato de um culto de adoração!

Como posso ser um conjunto, ou uma reunião em mimmesmo?

É o mesmo que dizer "Eu tenho a mente de Cristo". Não, eu não tenho a mente de Cristo individualmente.

A Igreja, o corpo é que tem a mente de Cristo, não um indivíduo. Apenas a cabeça tem a mente de Cristo por si mesma. É mesmo não há cabeça sem corpo! Ou corpo sem cabeça!

Sendo assim, Deus compartilha sua mente conosco, o Corpo de Cristo.

Vou repetir: a Igreja de Deus (a reunião de Deus e Seu Povo) é baseada na expressão "uns aos outros"! Amar uns aos outros, perdoar uns aos outros, suportar um aos outro, confortar uns dos outros e assim por diante.

É importante lembrar: o Reino de Deus se expressa poderosamente na Igreja, mas a Igreja não é o Reino. Não há Reino se houver apenas um governante. Deus nos fez reis e sacerdotes como Seu Filho Jesus! E não nos submetemos a Jesus diretamente a não ser que nos submetamos e sujeitemos uns aos outros.

Somos todos um, mas somente se estivermos unidos nEle, em Jesus. É por isso que o Rei nos fez reis. Estamos reinando com Ele. 

Como o Dr. Paul Taylor disse certa vez: Deus não fez o homem para governar sobre os outros homens. Deus não fez o homem para dominar sobre a mulher. Em outras palavras, Ele não deseja que o homem governe sobre a mulher. O domínio do homem sobre a mulher veio em consequência de sua independência de Deus. Dizer que homem é o cabeça da mulher não é "posição", mas função! Jesus sendo o Cabeça é o servo de todos!

Deus é Deus em Si memo, mesmo assim se fez carne, tornou-se homem para que seus filhos (homens e mulheres que são Um nEle) reúnam com Ele.

Temos que derrubar as fortalezas do egoísmo, da independência e da solidão das pessoas.

Jesus disse: “Se alguém quiser me seguir, precisa renunciar, negar a si mesmo”.

Sabe por quê? Repetimos. Porque você não será o único a segui-lo. Haverá outros e não há como você segui-lo sozinho.

Jesus não morreu apenas para nos salvar dos pecados. Ele morreu para restaurar todas as coisas a Seus reis e sacerdotes.

No comments:

Post a Comment