Thursday, July 14, 2016

Laços de Alma


Existe nas Escrituras algo sobre laço de alma?

Carece perguntar: O que são "laços de alma" de acordo com os ensinos sobre este tema entre os evangélicos?

Isto é o que os entendidos dizem: "Laços de Alma são prisões em que nossa alma se estabelece com outras pessoas ou até mesmo objeto, ou ações. São uniões, que na maioria dos casos ocorre fora dos laços da Palavra de Deus. Uniões são alianças, e alianças são: Dic.: “s. f. 1. Ato ou efeito de aliar(-se). 2. Acordo, pacto (Ajuste, contrato, convenção entre duas ou mais pessoas). 3. União pelo casamento.” Alianças representam pactos, que são associações mútuas, de perdas ou ganhos entre as partes envolvidas. Tudo o que é de alguém passa a ser de outrem."

Mas o que a Bíblia ensina sobre estes conceitos descritos acima? Absolutamente nada. 

A descrição acima parece lógica e espiritual, mas este conceito não se encontra nas Escrituras. Laços de alma é um assunto esotérico, no sentido que é reservado a poucos, oculto, misterioso. 

A única passagem que me lembro nas Escrituras que pode ser usada (mal) para dar base a este conceito refere-se a Jonatas e Davi:

“E Sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.” 1Samuel 18:1, 3-4 ARC

Em uma outra versão diz: "E Jonatas se tornou um em espírito com Davi e Jonatas o amou como a si mesmo." Ainda outra: " Houve um vínculo imediato entre eles."

A palavra hebraica traduzida como "ligar" vem do verbo "qashar" e é exatamente isto: "para ligar, ligar juntos, conspirar", ou "juntar" e não sugere nada mais do que isto. Depois deste encontro entre Jonatas e Davi foi que fizeram uma aliança. Ligar ou "acontecer laço de alma" não é uma aliança em si. A aliança foi feita depois e consciente!

Há um perigo e sempre leva a um erro enorme quando partimos de um conceito ou tomamos um conceito e o forçamos no texto bíblico para este concordar com nosso pre-conceito. Forçar o texto bíblico significar o que de ante mão já determinamos chama-se "eisegese."

A exegese, o contrário da eisegese, é quando o texto fala por si mesmo, quando deixamos o texto falar por si só.

Este texto de I Samuel ensina apenas que a alma de Jonatas se ligou com a alma de Davi. A palavra para "alma" no texto pode significar ser vivente, mas tem a ver com emoção, apego, com a pessoa em si.  

Outro versículo que me recordo que fala da alma apegar-se, ligar-se à outro ser vivente é o Salmos 63:8: "A minha alma está apegada a Ti..." A ama do salmista estava apegada a Deus. Em outra versão: "A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.” Mas a palavra em hebraico não é mesma que ocorre em I Samuel 18

Outro texto onde ocorre a mesma palavra de I Samuel:

“Então, Judá se chegou a ele e disse: Ai! Senhor meu, deixa, peço-te, o teu servo dizer uma palavra aos ouvidos de meu senhor, e não se acenda a tua ira contra o teu servo; porque tu és como Faraó. Agora, pois, indo eu a teu servo, meu pai, e o moço não indo conosco, como a sua alma está atada com a alma dele,”
Gênesis 44:18, 30 Refere-se a alma de Jacó apegada a de seu filho Benjamim, mas não tem nada a ver com esta "áurea de mistério que estes laços de alma estão envolvidos.l

O significado, enfim, nas Escrituras sugere: "vincular-se, fazer uma conspiração se juntando; como uma malha, mais forte." A raiz primitiva: amarrar, fisicamente (cingir, confinar, compactar) ou mentalmente (no amor, liga).

Dai, criar uma "doutrina, um ensino, uma prática" de laços de alma e dizer que a Bíblia ensina isto, é forçar demais a barra, como se diz popularmente. 

Deixa-me compartilhar uma paráfrase para concluir. E que fique como um sinal para cada um de nós.

"Não tolere pessoas que tentam controlar  a tua vida, ordenando-lhe abaixar a cabeça, insistindo que você se junte a sua obsessão com os anjos e que você procure visões. Eles são um monte de ar quente, isso é tudo o que eles são. Eles estão completamente fora de contato com a fonte da vida, Cristo, que nos une em uma única peça, cuja respiração e fluxo de sangue flui através de nós. Ele é a Cabeça e nós somos o corpo. Podemos crescer saudável em Deus apenas com o que ele nos alimenta ". Colossenses 2: 18-19

Josimar Salum



2 comments:

  1. Bom dia irmaos! Bom dia irmao Josimar! Estava lendo hj pela manha as duvidas e as explicações sobre laços de alma (sinceramente nunca ouvi tal termo) me lembrei de um versiculo que fala da junçao em se tornar um só com alguem e fala sobre nos tornarmos um com o Senhor. Estou aprendendo tb, e nao quero colocar como algo certo, mas para o Senhor o fato do ato sexual é uma Aliança? Qdo se desfaz essa Aliança (se é que podera ser desfeita se nao com a morte de um dos dois) .

    Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo?Tomarei,pois,os membros de Cristo,e os farei membros de uma meretriz? Não,por certo.1Coríntios6:15
    Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz,faz-se um corpo com ela?Porque serão,disse,dois numa só carne.1Coríntios6:16

    ReplyDelete
    Replies
    1. Interessante! Eis a questão! Eis o problema! Não podemos partir de um conceito e procurar versículos na Bíblia que se encaixam nele!

      Não estou dizendo que se faz isto intencionalmente! Os textos da Bíblia falam por si! Quando vermos um conceito devemos perguntar que luz, o que a Bíblia diz sobre ele, e não afirmar que existe e aí procurar textos que o confirmem. Isto leva ao erro!

      O termo é laço de alma, e não de corpo! A prostituição não é uma aliança! Aliança é concerto, pacto, duradoura, E esta união carnal do homem com uma prostituta é usada no texto como um exemplo para comprar com a união com o Senhor.

      Esta união carnal não é uma união em que "dois serão numa só carne." Atente para a palavra anterior: "disse!".!Porque serão, disse, dois numa só carne." Ou noutra versão diz assim, mas leiamos por completo. O assunto não é a união carnal com a prostituta. O assunto é nossa união com o Senhor e a união com a prostituta é exatamente o que não devemos fazer. Entende?

      “Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De maneira nenhuma! Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois como está escrito: “Os dois serão uma só carne”. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.”
      ‭‭1 Coríntios‬ ‭6:15-20‬ ‭NVI‬‬

      O ato de prostituição é uma união carnal de momento, passageira, que contrasta com a união com o Senhor em Espírito que é eterna! Ou seja, não podemos ser de outro na carne, nem por um momento, porque somos unidos com o Senhor, já somos dele! Ele nos comprou!

      “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”
      ‭‭1Coríntios‬ ‭6:19-20‬ ‭

      JSalum

      Delete