Entendes tu o que lês?
O grande desafio que cada leitor da Bíblia enfrenta está contido na pergunta clássica que Filipe fez ao eunuco, ao aproximar-se de sua carruagem e ao ouví-lo ler o profeta Isaías: “O senhor entende o que está lendo?” (At. 8:30)
Em toda a história da igreja, as leituras e interpretações do texto bíblico, filtradas pelas pré-concepções estabelecidas da própria história e das tradições, das doutrinas e dos dogmas do grupo em que se está inserido, da inevitável cosmovisão produzida pelas experiências místicas particulares, da espiritualidade emocional e mesmo da própria predisposição psicológica, geraram o que somos, produziram nossa existência e definiram o que é hoje o modus vivendi da “igreja”.
A interpretação correta do texto e nossa equivalente correspondência de fé são reveladas pelo relacionamento de amor que temos com Deus e com o nosso próximo, pelas expressões das obras genuinamente bíblicas que desenvolvemos e praticamos, pelos comportamentos gerados em Santidade que vivenciamos e pela missão que cumprimos no dia a dia como discípulos de Jesus.
Contudo somos desafiados pelo Espírito de Deus que nos guia a toda a Verdade a responder a mesma pergunta que Filipe fez ao eunuco, sem necessariamente precisarmos da história, da tradições, das doutrinas e dos dogmas, da cosmovisão e experiência místicas, dos condicionamentos espiritualistas, psicológicos e das estruturas que estamos inseridos e nem mesmo de alguém que nos explique o texto com exclusividade.
É muito frustrante descobrir somente tarde que ainda estávamos ligados a fábulas, que ainda compartilhávamos de crendices tolas, que por toda uma vida cremos, pregamos e ensinamos mentiras como sendo verdades, invenções como sendo revelações e novidades quando de fatos eram mímicas de alguém na história. A maioria de nós sofre da “síndrome do papagaio” acostumada a repetir o que ouvimos sem nenhuma iniciativa de pensamento próprio.
Continua...
No comments:
Post a Comment