Wednesday, February 6, 2019

O VALOR DO ENSINO DO REINO DE DEUS pelo Pr. Efraim Manirakiza

ESCOLA DE TRANSFORMAÇÃO: O VALOR DO ENSINO DO REINO DE DEUS pelo Pr. Efraim Manirakiza (Burundi, África)

Levei bastante tempo para entender o significado do Reino de Deus na Terra, como ensinado pelo Dr. Josimar Salum e pelo Dr. Paul Taylor. Isto foi devido ao fato de que eu estava confuso sobre o Reino de Deus na Terra enquanto existe o conceito do céu. Meu foco era a nova terra e o novo céu e eu costumava a negligenciar a atual terra onde agora reina Jesus Cristo e nós com Ele. “Porque, se por causa da transgressão de um homem, a morte reinou através daquele homem, muito mais os que recebem a abundância da graça e a dádiva da justiça, reinam em vida por um só homem, Jesus Cristo.” Romanos 5:17 

João Batista, precursor de Jesus Cristo, referiu-se ao Reino do Céu como próximo. “Arrependam-se, porque o reino dos céus está próximo.” Mateus 3: 2

Jesus Cristo referiu-se ao Reino de Deus como sobre nós. “Mas se é pelo Espírito de Deus que expulso demônios, então o reino de Deus veio sobre você.” Mateus 12:28. Isto significa que se você crer e receber Jesus Cristo em seu coração (você nasceu de novo), você entra imediatamente no Reino de Deus. Cristo é tudo por nós. “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” João 3: 5

Desde que Jesus veio a nós, o Reino de Deus não está mais perto, mas está em nós. Nós vivemos no Reino de Deus. E o Reino está em nós. O apóstolo Paulo, liderado pelo Espírito Santo, disse o seguinte a Colossenses: "Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos introduziu no Reino do Filho que ele ama, em quem temos a redenção, a remissão dos pecados" ( Col.1: 13-14).

Os ensinamentos e ações de Jesus, conforme relatados nos quatro evangelhos, mostram como o Reino de Deus tem tudo a ver com valores. Já que estamos no Reino de Deus, devemos pensar e viver na luz, amor e verdade. O maior valor daqueles que vivem no Reino de Deus é amar a Deus e amar uns aos outros. Os indicadores do amor são unidade, humildade, generosidade, paciência, bondade, compaixão, honestidade, confiança, amizade, reconciliação, respeito, obediência, serviço e afins.

Eu gosto do ensinamento do Dr. Salum sobre unicidade. A unicidade (Eu e o Pai somos UM) está além do ensino da unidade. Unidade é como um saco de batatas. As batatas nessa bolsa estão em unidade. A bolsa representa a unidade, mas eles não são um. A unicidade são as mesmas batatas esmagadas em um prato. O prato é a unicidade como Jesus deseja. Para que sejam um, Ele orou, é muito mais do que unidade. Nós não somos tutsis, twas, hutus, negros ou brancos, somos um. Nós somos burundianos.

Somos um em Jesus Cristo como membros do Seu corpo. Portanto, devemos fazer boas relações com os outros em amor, união e respeito. Devemos também servir uns aos outros e trabalhar em equipe.

O Dr. Taylor nos ensina que a adoração verdadeira é fazer o que Deus nos criou para fazer. Portanto, somos criados para cumprir os valores do Reino de Deus baseados no amor e no serviço.

Dr. Salum, em seu ensino sobre liderança, enfatizou o amor, a visão e o serviço aos outros como líder.

No ensino do Reino de Deus na terra, aprendemos que o trabalho também é importante. Você não pode falar de bem estar sem trabalho. Em Gênesis 2:15, lemos o seguinte: "O Senhor Deus levou o homem e o colocou no Jardim do Éden para trabalhá-lo e cuidar dele". Seu trabalho era adoração.

O jardim que Deus nos deu como Burundianos é o próprio Burundi. Devemos trabalhar duro e mantê-lo bem. Deste modo, a pobreza fugirá de nós e desfrutaremos da bondade do Reino de Deus.

Em resumo, o ensino do Reino de Deus vale a pena porque nos ajuda a ter um bom relacionamento com Deus, com nossos semelhantes criados à Sua imagem e conosco mesmos. Ele nos encoraja a trabalhar duro como equipe para viver bem até que Jesus venha. Fazendo isso, a vida eterna será a continuação do que vivemos agora. Jesus virá e restaurará todas as coisas e nós viveremos sem a presença do pecado e da morte, com corpos transformados na nova terra e no novo céu onde a Justiça e a igualdade reinam completamente.

“Arrependam-se, portanto, e voltem atrás, para que seus pecados sejam apagados, que os momentos refrescantes possam vir da presença do Senhor, e que ele possa enviar o Cristo designado para você, Jesus, a quem o céu deve receber até o momento de restaurando todas as coisas sobre as quais Deus falou pela boca de seus santos profetas há muito tempo. Vós sois filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: 'E em vossa descendência serão abençoadas todas as famílias da terra'. Deus, tendo levantado seu servo, enviou-o a você primeiro, para abençoar-te, desviando cada um de vós da vossa iniqüidade. ”Atos 3: 19-21, 25-26


No Reino de Deus, não há espaço para ódio, orgulho, arrogância, divisões baseadas em religião, etnia, região, riqueza, alfabetização, nações, raça, tribo, etc, e não há espaço para qualquer outro tipo de devassidão.

Contudo, todas as pessoas trabalham COMO UM EM CRISTO JESUS, seu Rei.

Não há um grupo específico de pessoas que são ungidas para servir a Deus e ao Seu povo. Deus pode usar todo mundo para cumprir suas promessas ao Seu povo. Ele pode usar um carpinteiro, um vendedor, um piloto, um líder político, um pastor, um apóstolo, um bispo, um analfabeto, um literato, um pescador, um estudante, um médico, etc. para servir a Ele e ao Seu povo.

Cada um de nós pode ser seu instrumento para levar sua missão aos povos da terra. 

Sem dúvida, o ensinamento do Reino de Deus transformará as vidas dos burundianos para pensar e trabalhar de maneira diferente para a saúde de nossa nação, Burundi.

Obrigado Dr. Salum e Dr. Taylor por seus ensinamentos perspicazes, apoio e vida exemplar. Estamos orgulhosos de vocês e prometemos continuar a trabalhar duro para transformar nossa nação em um lugar melhor para viver através de nossos ensinamentos, ações e boa reputação.

#COMOUM

Excelente ensinamento sobre o Reino de Deus e o que temos compartilhado com nossos irmãos e irmãs no Burundi. Estou tão orgulhoso de você, pastor Ephraim. Eu sei como é difícil romper com os ensinamentos passados ​​que recebemos durante toda a nossa vida. Eu também percebo que entender o Reino de Deus é uma jornada com o Espírito Santo e todos nós estamos aprendendo enquanto andamos com Jesus e abrimos nossos corações para Ele. Deus te abençoe por abrir seu coração. Você pode confiar no Espírito Santo para levá-lo a toda a verdade.

#COMOUM

Dr. Taylor *

No comments:

Post a Comment