Saturday, July 16, 2016

SOBRE A VINDA DE JESUS: A perspectiva do Reino. JSalum



SOBRE A VINDA DE JESUS: A perspectiva do Reino. JSalum

“Igualmente, o Reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar e que apanha toda qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos e separarão os maus dentre os justos. E lança-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes. E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. E ele disse-lhes: Por isso, todo escriba instruído acerca do Reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.”
Mateus 13:47-52 ARC

E você? O que entende desta comparação do Reino como uma rede que é lançada ao mar? Este tipo de rede não é uma tarrafa nem uma rede de pescar que o pescador deixa armada de um dia para o outro. Esta rede é como um arrastão e um só pescador não tem como lidar com ela. É preciso alguns pescadores para lança-la ao mar e para recolhe-la à margem ou até a praia.

A rede é puxada para a praia e traz todo o tipo de peixe. Pequenos, grandes, bons, ruins. Uma rede destas é terrivelmente predadora, pois recolhe tudo quanto é peixe e nenhum peixe não tem praticamente como escapar. 

Interessante que a ideia é recolher os bons e colocar nos cestos e os ruins lançam fora. Os peixes bons ficam e os que não são bons são eliminados. 

"Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos e separarão os maus dentre os justos. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes." 

Em outras palavras, os justos são deixados para traz e os maus são lançados na fornalha de fogo."

 “Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.” Mateus 3:12 ARC

“E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” Mateus 24:31 ARC

Não foi isto o que ocorreu no dilúvio? Os ímpios foram destruídos e os justos permanceram na Terra sendo salvos pela arca. 

Não foi assim com Ló e suas filhas. As cidades de Sodoma, Gomorra e as outras vizinhas não foram destruídas com todos os seus habitantes e somente ele é as filhas permaneceram na terra?

Não é o contrário do que comumente ouve-se por aí?

“Aprendei, pois, esta parábola da figueira: quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.

Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.

Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis.” Mateus 24:32, 38-41, 44 ARC


Novamente citando Noé sua família! Quem foi levado? Noé e sua família ou os que não entraram na arca? Na vinda do Filho do Homem quem será levado será o ímpio e quem será poupado será o justo. Não parta do pressuposto de que Jesus vem nos buscar para levar para o céu. É preciso estudar o que I Tessalonicenses capitulo 4, II Tessalonicenses capitulo 2, I Coríntios capítulo 15 e outros textos realmente ensinam. 

Toda a Bíblia, a começar dos profetas ensina esta verdade! O ímpio é externando e os justos herdam a Terra.

“Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra. Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.” Salmos 37:9-11 ARC

Não estamos nos referindo a esta terra obviamente quando falamos da vinda de Jesus. “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” 2Pedro 3:13 ARC

“Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouro. E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que farei, diz o Senhor dos Exércitos.” Malaquias 4:1-3 ARC

Quem é arrancado ou colhido primeiro? O joio ou o trigo?

“Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo;

Porém ele lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.” Mateus 13:24, 29-30 ARC

Jesus explicou e espera que entendamos, mesmo que nos custe nossas tradições e interpretações errôneas que acolhemos sem conferir palavras com a Palavra e ideias religiosas com o Espírito Santo.

 “E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem, o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno.

Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes. Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.” Mateus 13:37-38, 41-43 ARC

Quem será recolhido e quem permanecerá? Vamos prosseguir com as Escrituras enquanto o Espírito é somente Ele nos guia a toda a Verdade!  

Continua...


No comments:

Post a Comment