Sunday, July 10, 2016

Sobre o "dom de línguas", se de fato ainda se manifesta ou o que vemos são experiências emocionais e tradição do movimento pentecostal.


Sobre o "dom de línguas", se de fato ainda se manifesta ou o que vemos são experiências emocionais e tradição do movimento pentecostal?
Por Josimar Salum 

“Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes.

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ato bem comum.

a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer.” 1 Coríntios 12:1, 4-7, 10-11

O ensino de que os dons espirituais cessaram com o que chamam de o fim da era apostólica é errado. Os dons espirituais e mesmo os ministérios não cessaram, porque o Espírito Santo continua atuando e continua distribuindo-os individualmente, a cada um, como quer.

“De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.” Atos 2:2-4 NVI

Os irmãos e irmãs, inclusive Maria, mãe de Jesus, começaram a falar noutras línguas...

Mas o extraordinário aqui foi que falaram as línguas das pessoas que estavam em Jerusalém de várias nações.

“Havia em Jerusalém judeus, devotos a Deus, vindos de todas as nações do mundo. Ouvindo-se o som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua. Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: “Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna?” Atos 2:5-8 NVI

Muitas nações estavam ali representaras por estas pessoas e eles queriam saber o que estava acontecendo!

“tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!” Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: “Que significa isto?”” Atos 2:11-12 

E os discípulos cheios do Espírito Santo pareciam visivelmente que estavam bêbados. 

“Alguns outros, todavia, zombavam e diziam: “Eles beberam vinho demais”.”
Atos 2:13 

Não somente o que falavam e como falavam, mas obviamente como estavam se comportando, seja pelas suas vozes, mas caracteristicamente como bêbados.

Pedro respondeu e irei aqui omitir alguns versículos, mas você poderá lê-los em sua Bíblia.

“Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: “Homens da Judeia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar isto! Ouçam com atenção: estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã! Ao contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: “ ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.

E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!’

Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar”.” Atos 2:14-18, 21, 39

Muito fácil perceber o que o texto diz em relação à promessa sendo cumprida naquele dia, posteriormente, em toda a história por séculos e até hoje!

"A promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar”. 

E ocorreu alguns anos depois!

“Pedro os convidou a entrar e os hospedou. No dia seguinte Pedro partiu com eles, e alguns dos irmãos de Jope o acompanharam. No outro dia chegaram a Cesareia. Cornélio os esperava com seus parentes e amigos mais íntimos que tinha convidado.

Então Pedro começou a falar: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade,

Sabem o que aconteceu em toda a Judeia, começando na Galileia, depois do batismo que João pregou, como Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, e como ele andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com ele.

Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem. Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios, pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus. A seguir Pedro disse: “Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós!”” Atos 10:23-24, 34, 37-38, 44-47 

E muitos e muitos anos depois:

“Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos e lhes perguntou: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram?” Eles responderam: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo”. “Então, que batismo vocês receberam?”, perguntou Paulo. “O batismo de João”, responderam eles. Disse Paulo: “O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar. Eram ao todo uns doze homens.” Atos 19:1-7 NVI

Algumas observações pelo ensino de Paulo e de Jesus. 

1- Para a Igreja é melhor o dom de profecia que o dom de língua, porque o dom de profecia edifica a igreja.

2- O único dom que na sua prática o discípulo edifica a si mesmo é o dom de língua. Assim sendo, é importantíssimo e imprescindível para a edificação pessoal.

“Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia. Pois quem fala em uma língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios. Mas quem profetiza o faz para edificação, encorajamento e consolação dos homens. Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja.” 1 Coríntios 14:1-4 

3- O dom de língua ou a variedade de línguas é o único dom que todo o discípulo pode receber do Senhor Espírito Santo e exercer. 

“Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;”
Marcos 16:17

Falar línguas é um sinal para os incrédulos. 

“Portanto, as línguas são um sinal para os descrentes, e não para os que creem; a profecia, porém, é para os que creem, não para os descrentes.”
1 Coríntios 14:22

“Gostaria que todos vocês falassem em línguas, mas prefiro que profetizem. Quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que as interprete, para que a igreja seja edificada." 1 Coríntios 14:5

Ora, não significa que todos os discípulos falam em línguas. 

“Têm todos o dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar a vocês um caminho ainda mais excelente.” 1 Coríntios 12:30-31

Atenção: Amor não é dom espiritual. Amor é o Caminho!

4- Existem línguas (dom de línguas) e os idiomas. 

O apóstolo Paulo faz claramente esta distinção. Idiomas, nós aprendemos. Embora o Espírito Santo pode operar que falemos em línguas dos homens!

“Agora, irmãos, se eu for visitá-los e falar em línguas, em que serei útil a vocês, a não ser que leve alguma revelação, ou conhecimento, ou profecia, ou doutrina?
Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido.” 1 Coríntios 14:6, 10

5- Novamente, a ênfase repousa nos dons que trazem edificação para a igreja. 

Assim sendo, na igreja o dom de línguas somente  promove edificação se houver interpretação.

Entenda igreja não como uma entidade em si mesma, igreja no Novo Testamento fala de irmãos reunidos em Nome de Jesus. É reunião, assembleia, não há igreja se não estão reunidos. A Igreja está em Éfeso porque estão reunidos em um lugar. Se não estão reunidos não é igreja!

“Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja. Por isso, quem fala em uma língua, ore para que a possa interpretar. Pois, se oro em uma língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera. Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.” 1 Coríntios 14:12-15 NVI

6 - Novamente, na igreja, na reunião, na assembleia é presiso falar palavras compreensíveis.

“Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês. Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em uma língua.”
1 Coríntios 14:18-19

7- Quanto às instruções de Paulo para a igreja de Corinto não são leis estritas que devem ser obedecidas em outros lugares.

As instruções e diretrizes foram específicas para a Igreja em Corinto,
mas faremos bem se seguirmos estas orientações com sabedoria. 

“Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em uma língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja. Se, porém, alguém falar em língua, devem falar dois, no máximo três, e alguém deve interpretar. Se não houver intérprete, fique calado na igreja, falando consigo mesmo e com Deus.” 1 Coríntios 14:26-28 

8- Não podemos proibir falar em línguas ao discípulo nem privativamente nem na igreja.

“Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e não proíbam o falar em línguas.” 1 Coríntios 14:39 NVI

9- Alerta: decência e ordem não significa segundo às nossas tradições e nossos costumes. 

O que é decente para você pode não ser decente para mim, e ordem não é liturgia uniforme. Lembre que para a liberdade fomos chamados. 

 “Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.” 1 Coríntios 14:40 

10 - O dom de línguas cumpre uma promessa de Deus.

E sobre este assunto há uma advertência .
“Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos. Pois está escrito na Lei: “Por meio de homens de outras línguas e por meio de lábios de estrangeiros falarei a este povo, mas, mesmo assim, eles não me ouvirão”, diz o Senhor.” 1 Coríntios 14:20-21 

Sobre sentimentos e outras experiências preciso dizer que quando uma pessoa é cheia do Espírito Santo experimentará uma explosão de emoções, alegria, gozo, paz, pois o Espírito Santo é uma pessoa e não uma energia, não é uma força ativa, não é um vento mágico, etc. O Espírito Santo é o Espírito de Cristo. Consegue perceber o que significa. O próprio Jesus em você e sobre você!

A criança saltou no ventre de Isabel quando ela saudou Maria. Por que? Porque Isabel foi cheia do Espírito Santo. 

Cada um vai reagir diferentemente do outro. Uns não expressam nada! Apenas se vê algumas lágrimas caindo de seus olhos! Mas foi cheio do Espírito Santo!

Outros dão gargalhadas histéricas. Para alguns serão histéricas! Para os que são cheios de Deus, é um extravasado de sentimentos que não pode conter.

Estes livros de extintores do Espírito vão sempre promover uma racionalidade que poderão levar seus leitores a entristecerem o Espírito, a resistirem o Espírito e o pior, a apagarem o Espírito.

E quantos correm o risco de blasfemarem contra o Espírito? Blasfema contra o Espírito alguém que atribui ao diabo aquilo que foi Deus quem fez! Isto é muito grave! Que o Temor de Isaque caia sobre nós!

Assim: 

Não entristeçais ao Espírito. Efésios 4:30

“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” Efésios 4:30-32 

Não resistais ao Espírito. Atos 7:51

““Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta: “ ‘O céu é o meu trono; a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? diz o Senhor, ou, onde seria meu lugar de descanso? Não foram as minhas mãos que fizeram todas estas coisas?’ “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo! Qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que prediziam a vinda do Justo, de quem agora vocês se tornaram traidores e assassinos— vocês, que receberam a Lei por intermédio de anjos, mas não lhe obedeceram” (não obedeceram ao Espírito! Atos 7:48-53 

Não apagueis ao Espírito. 1  Tessalonicenses 5:17

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal. Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel e fará isso.”
1 Tessalonicenses 5:18-24 NVI

Não blasfemes contra o Espírito.
Mateus 12:28, 31-32 

“Mas, se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus. Por esse motivo eu digo a vocês: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada... quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir.” 

Haveria algum pecado que Deus não perdoa? Ele não disse "que perdoa todas as nossas iniquidades?" Não morreu Jesus por todos os nossos pecados? Ele não perdoou todas as nossas ofensas? 

No comments:

Post a Comment