O Credo, a Cruz e Jesus.
Josimar Salum
Fui adicionado a um grupo de teologia no Facebook! Pastores, professores de Teologia e estudantes de fala inglesa são os membros do grupo. Eu nem sei mesmo quem me adicionou. Eu decidi ficar e eu estava gostando, especialmente gostei de uma mensagem sobre a palavra grega (adjetivo) para a expressão "duplo ânimo" ou mente dúbia que aparece em Tiago capítulo 1.
Tudo ia bem até que eu decidi postar um "pequeno comentário."
"Vamos voltar para a postulação da Reforma Protestante. Sola Scriptura. Rasgai, portanto, suas confissões de fé!"
Normalmente duas ou três pessoas curtiam as postagens do grupo. Ninguém comentava praticamente , mas estas palavras, poucas palavras, chamaram a atenção! Alguns comentários foram muito profissionais e educados, especialmente a partir de um irmão teólogo, PhD, eu não o conheço, acho que ele é meu irmão em Cristo. Não digo isto preconceituosamente, mas simplesmente porque não conheço. Ninguém pode dizer que conhece outra pessoa bem pelo Facebook. Mas uns dois foram muito desdenhosos entre dezenas de discussões que tiveram lugar!
"Vamos voltar para a postulação da Reforma Protestante. Sola Scriptura. Rasgai, portanto, suas confissões de fé!" é apenas uma opinião provocante. É apenas um ponto de partida para um diálogo. Estamos todos acostumados a credos e uma declaração como essa pode se tornar um problema de divisão. Pessoas arrepiam quando seus credos e tradições são questionadas, ameaçadas!
"Sola Scriptura é uma doutrina que fala diretamente contra a crença católica romana que a tradição da igreja é infalível e autoritativa." Mas pode ser diretamente contra a muitas tradições protestantes e evangélicas também! De fato nenhuma tradição ou doutrina é realmente infalível e nem tem autoridade final! Credos fazem parte da tradição da Igreja! Só isto! Até que alguém resolva questiona-los! E não pode?
Como MacArthur coloca, "Sola Scriptura" "tem a ver com a suficiência das Escrituras como a nossa autoridade suprema em todos os assuntos espirituais." Mas eu não acredito que a Escritura é a nossa autoridade suprema em todos os assuntos espirituais. Pelo menos não para tantos crentes na história, mesmo para Abraão, Davi, os profetas, os apóstolos, etc. Jesus é a autoridade suprema em todos os assuntos, não as Escrituras!
Entenda bem! Eu amo a Palavra Escrita de Deus. Em uma versão Jesus disse assim: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” João 5:39
Eu amo a palavra de Deus. “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro. Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo. Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos. Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos. Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra. Não me afasto das tuas ordenanças, pois tu mesmo me ensinas. Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais que o mel para a minha boca!” Salmos 119:97-103
Eu creio de todo o meu coração na palavra de Deus.
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.” Salmos 1:1-3
Mas, devemos ter os mesmos credos para sermos verdadeiros cristãos. Isso está certo? O próprio conceito Sola Scriptura não pode ser discutido? São os pilares da Reforma tão sagrados? Estão escritos em pedra! Que pedra? Jesus Cristo é a Rocha. A Igreja não foi edificada nos pilares da Reforma, mas em Cristo somente. "Sola Scriptura não é maior que "Solus CHRISTUS".
Minha declaração foi apenas uma mera opinião de um participante, sim, definitivamente, é apenas uma opinião. Acabei por publicar uma opinião. Não é nem mesmo um credo nem uma confissão de fé. Sim, temos opiniões, credos e confissões de fé. E sim, eu estava apenas como que passeando ao redor com minha opinião controversa!
É incrível como uma opinião como essa pode atrair tanta atenção! Mas acredite em mim, eu não vou morrer por uma opinião, tanto quanto eu morreria para estar em comunhão com os meus irmãos!
Eu amo as Escrituras e eu li os "credos". Eles são apenas credos! E eu acho interessante quantos cristãos tem apenas um credo e uma cruz!
Eu creio que "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16-17
Eu não creio que os credos e as confissões de fé são inspirados por Deus.
Podemos todos concordar que a Bíblia é a Palavra de Deus escrita por meros homens e os credos são apenas meras declarações e escrituras de meros homens, mesmo que sejam bíblicas. No entanto, eu não preciso acreditar mo mesmo credo ou na mesma profissão de fé que você acredita para ser teu irmão em Cristo! Preciso? É claro que como irmãos não significa que tenhamos nossas próprias crenças e doutrinas baseados em qualquer ensinamento. Temos as Escriruras e temos Jesus! Mas não seguimos as Escrituras, seguimos Jesus. As Escrituras sem conhecermos a Jesus são apenas Escrituras. Sem crermos em Jesus, somente Jesus, continuaremos perdidos, sem a Vida Eterna'
Sim, podemos falar sobre a unidade da fé! A unidade da Fé é também Cristo. Pensar uma mesma coisa não significa crer numa mesma coisa. Nós nos relacionarmos com pessoas e não com ideias! No Corpo de Cristo não há uniformidade, mas diversidade. Um mesmo é o Corpo, Deus, o Espírito e Cristo!
"João, Pedro, Tiago! Você quer comer peixe na praia comigo!" Teria dito o Senhor naquela manhã! Nós temos Jesus! Que amigo maravilhoso! Não é Jesus suficiente?
Jesus disse: “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.” João 5:39-40
No comments:
Post a Comment