Saturday, November 5, 2016

IGREJA LOCAL! Prof. Josimar Salum


IGREJA LOCAL! 

Prof. Josimar Salum


É incorreto afirmar que o lugar da igreja é nas ruas / "fora"?


Quando pensamos ou definimos "igreja" hoje temos como base o que vemos, entendemos e experimentamos, e não o que os discípulos de Jesus viveram no primeiro século e nem o que o Espírito Santo ensina nas Escrituras.


Vejamos: "Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Mateus 18:20-21


"Onde (em qualquer lugar) estiverem dois ou três reunidos (estar juntos) EM MEU NOME, ali estou no meio deles", disse Jesus.


Expressões como "ir à igreja, frequentar igreja, adorar na igreja, contribuir com a igreja" referem-se ao templo e à instituição da qual se faz parte, à sua igreja como instituição distinta de outras. Não é à Igreja de Deus!


“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e em Verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em Espírito e em Verdade.” João 4:23-24 


Quando citamos a palavra Igreja hoje em nossas conversas, ela não carrega o mesmo significado do Novo Testamento. Quando alguém diz: "nossa igreja", não está baseada no ensinamento do Novo Testamento, porque no Novo Testamento não existe "nossa igreja". Há uma Igreja.

 

Quando nos reunimos na Rua B, número 777, seja no “santuário” que nunca foi e nem é santuário, no salão comunitário ou na sala dos adultos, estando juntos, nós somos a Igreja; não a nossa, não a deles, mas a Igreja. Ao mesmo tempo, em qualquer lugar da cidade, onde muitos em Nome de Jesus estão se reunindo em diferentes lugares, até mesmo dois ou três na Padaria São João, todos nós somos a Igreja.

 

Não há Igreja no Novo Testamento filiada a ninguém muito menos a uma denominação. Denominação significa, de acordo com Merriam-Webster, uma designação de uma pessoa ou de uma coisa por um nome, um ato de denominar; nome, designação, especialmente, um nome genérico para uma categoria; a organização religiosa cujas congregações estão unidas na sua adesão às suas crenças e práticas.

 

A palavra denominação está relacionada ao denominador: o termo de uma fração, que indica o número de partes iguais em que a unidade está dividida - divisor. Sim, denominação não é a Igreja. Denominação é pecado, todas elas. "É Cristo dividido?" (I Coríntios 1:13).

 

Não fique preso à ideia de onde você precisa se reunir com os crentes (em um edifício ou qualquer outro lugar) para compartilhar a Palavra de Deus, para encoraja-los mutuamente na fé.


O que é realmente importa é que "andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos."


O que é realmente importa é que "seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” Efésios 4:1-6, 15-16 


Eu vou seguidamente aos prédios onde as "igrejas" se reúnem. Posso pregar ali ou simplesmente fazer parte daquela reunião do Corpo de Cristo! Tenho também percebido que muitas vezes não é o Corpo de Cristo que está se expressando ali. Porque chamamos algumas destas reuniões de culto ou igreja que as fazem Igreja. Contudo sei também que se eu não for à "igreja" não significa que não congrego mais. Estou atento ao fato também de que muitos usam esta ideia como justificativa para não se reunirem como igreja de jeito nenhum. Ficam isolados em suas casas e em seus mundinhos criticando todo mundo e amargando uma escassez de comunhão com os santos. 


“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” Hebreus 10:25 


Infelizmente quando lemos "congregar-nos" pensamos imediatamente que se refere a nossa igreja na Rua dos Santos, número 13! Os discípulos em Jerusalém jamais entenderiam assim. Todas as vezes, enquanto viviam dia a dia, no dia a dia da vida, enquanto se reuniam natural e normalmentepara qualquer coisa, eram a Igreja. 


“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” Atos 2:42, 46-47 


Lembre! O templo não era da Igreja, mas dos judeus! Era o local em Jerusalém que todos os judeus, discípulos ou não, frequentavam. Os discípulos lá não podiam orar juntos como igreja nem fazer qualquer manifestação como Igreja. Tanto que não, que Pedro e João foram presos, porque curaram um coxo na porta do templo. O templo de Herodes não tem nada a ver com a Igreja. Templos não tem nada a ver com a Igreja de Deus! Com eles ou sem eles, a Igreja é! 


Só há igreja de fato se estamos reunidos. Ou melhor, o Corpo de Cristo só se manifestará se estivermos juntos. A Igreja de Deus é baseada na expressão "uns aos outros": amai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, suportai-vos uns outros, confortai-vos uns aos outros, etc. Para sermos sinceros isto não acontece com eficiência através do "culto evangélico" nem com a "missa catolica" - os dois são muito semelhantes - porque o culto é apenas um programa, uma liturgia, de pouquíssimas pessoas à frente no púlpito, no "altar" enquanto as pessoas olham nas nucas dos outros a sua frente e não podem exercer o que deveriam "uns com os outros" ou "uns aos outros!"


A Igreja e o Reino são distintos. Não é a Igreja que evangeliza, batiza, faz discípulos, ensina, "sai para alcançar os perdidos", aliás, a igreja não sai de nenhum lugar, porque não é de um lugar fixo.  E como embaixadores de Deus não somos representantes da Igreja. Somos embaixadores de Cristo e não da Igreja.

 

Quem diz que "lugar de cristão é fora da igreja pregando e ajudando os necessitados" não entende a Igreja de Deus. Esta igreja a que se refere é também um lugar e não a assembleia, a reunião de dois ou três em Nome de Jesus. 


Quando estamos juntos, dois ou três, somos a Igreja. Quando nos "des-reunimos" somos discípulos no Reino e é cada discípulo que expulsa demônios, cura os enfermos, faz o bem, e anuncia "é chegado o Reino dos Céus."  A Igreja não evangeliza, não expulsa demônios, não proclama a Verdade! Espero que você entenda esta distinção entre Igreja, discípulo e Reino.


O Reino de Deus se expressa poderosamente na Igreja, mas a Igreja não é o Reino. Deus nos fez reis e sacerdotes como Seu Filho Jesus! E não nos submetemos a Jesus diretamente a não ser que nos submetamos e sujeitemos uns aos outros em Igreja. Somos todos um, mas somente se estivermos unidos nEle, em Jesus. É por isso que o Rei nos fez reis. Na Igreja ninguém é hierarquicamente superior um ao outro nem no Reino.


Para concluir, precisamos entender que adorar não é simplesmente cantar, levantar as mãos, ajoelhar, prostrar, mostrar devoção; estas coisas são partes mínimas do que consideramos que é adorar e servir a Deus. 


Ninguém serve a Jesus sem servir ao seu semelhante. Esta concepção religiosa de que adoramos e servimos a Deus praticando majoritariamente estas coisas não tem nenhuma parte com o Evangelho de Cristo. 


"Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25:31, 33-36, 40 



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